Dossiê “Audiovisual em rede”

Nesta página estão reunidos artigos publicados por membros do NucCon sobre as transformações na produção e circulação do audiovisual na contemporaneidade.

Entre outras questões, abordamos a reconfiguração do dispositivo televisivo, a produção de pessoas comuns no YouTube e as relações entre audiovisual e redes sociais online.

As publicações estão organizadas por ordem alfabética.

Capítulos de livros

D´ANDREA, Carlos ; ZILLER, Joana . Imagens violentas nas manifestações de 2013: multiplicidade estética e dissenso nas narrativas de comuns e de instituições. In: Regina Helena Alves da Silva. (Org.). Ruas e redes: dinâmicas dos protestosBR. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2014. P. 15-37.

ZILLER, Joana. Blogs e vídeos na Internet: a publicação antropofágica de conteúdo. In: Maria Aparecida Moura. (Org.). Formação de pesquisadores juvenis: abordagens teóricas e metodológicas. 1ed.Belo Horizonte: PROEX UFMG, 2012, v. , p. 267-274.

PESSOA, Sônia Caldas. CBN BH: 17 anos tocando notícia. In: Luciano Klöckner, Nair Prata (Organizadores). (Org.). Mídia sonora em 4 dimensões. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, v. único, p. 300-311.
Artigos em periódicos

ALZAMORA, G. C.; GAMBARATO, R. R. . Peircean Semiotics and Transmedia Dynamics. Communicational Potentiality of the Model of Semiosis. Ocula -Occhio semiotico sui medi, v. 15, p. 1, 2014.

ALZAMORA, G. C.; ARCE, T . “Fora Rede Globo”: a representação televisiva das “Jornadas de Junho” em conexões intermídia. Revista Eco-Pós (Online), v. 17, p. 1-14, 2014.

D’ANDRÉA, Carlos. Editando a violência: os vídeos “amadores” de quatro webTVs jornalísticas sobre as Jornadas de Junho. Liinc em Revista, n. 10, v. 1, p. 285-300, 2014.

D’ANDRÉA, Carlos. Conexões intermidiáticas entre transmissões audiovisuais e redes sociais online: possibilidades e tensionamentos. Comunicação Midiática (Unesp), v.10, n.2, p. 61-75, mai./ago. 2015.

D’ANDRÉA, Carlos. Controvérsias midiatizadas no Twitter durante transmissões televisivas ao vivo: a rede “exoesqueleto” na abertura da Copa 2014. Revista Famecos, v.23, n.2, mai-ago. 2016.

D’ANDRÉA, Carlos; ZILLER, Joana. Violent Scenes in Brazil’s 2013 Protests: The Diversity of Ordinary People’s Narratives.Television & New Media, vol. 17 no. 4, p. 324-334, mai/2016.

PESSOA, Sônia Caldas. Aspects du discours radiophonique. Cadernos Discursivos, v. 01, p. 156-160, 2012.

PESSOA, Sônia Caldas. Webradio Amirt: a experiência de estudantes na transmissão radiofônica on-line. Revista de Estudos da Comunicação (PUC/PR). (Impresso), v. 9, p. 37-43, 2008.

PRATA, N. ; MUSTAFA, I.; PESSOA, Sônia Caldas. Teóricos e pesquisadores do rádio no Brasil. Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), v. 3, p. 65-82, 2014.

PRATA, N. ; SANTOS, M. C. ; Campelo, Wanir; PESSOA, Sônia Caldas. O impacto da digitalização do rádio na opinião dos jornalistas e dos ouvintes. Logos (UERJ. Impresso), v. 18, p. 121-133, 2012.

TARCIA, L. ; ALZAMORA, G. C. . Proposta metodológica para análise de reportagens transmídia: estudo do projeto O Flutuador, da Rede Globo de Televisão. PJ:BR – Revista do Jornalismo Brasileiro, v. 16, p. 1, 2013.

ZILLER, Joana. Expressões antropofágicas: apropriação e recriação de vídeos no YouTube. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 741-758, 2012.

 

Trabalhos publicados em anais de congresso

PESSOA, Sônia Caldas; VALADARES, G. M. V.; SANTOS, Elias. Programas de auditório no rádio: um percurso histórico do dispositivo à vivência contemporânea da escuta. In: 9 Encontro Nacional de História da Mídia, 2013, Ouro Preto. Anais do 9 Encontro Nacional de História da Mídia. Rio Grande do Sul: Alcar / UFRS, 2013. v. 01. p. 01-15.

ZILLER, Joana. A Segunda Kitnet Mais Bonita da Internet: táticas de Certeau nos vídeos do YouTube. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Intercom, 2012.

PESSOA, Sônia Caldas. CBN BH no Twitter: a rádio que toca notícia em 140 caracteres. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife Pernambuco. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011. v. 1. p. 01-15.