Parcerias

Os integrantes vêm estabelecendo parcerias e diálogos com vários grupos de pesquisa e instituições no Brasil e no exterior.

Convênios internacionais

Em curso: projeto de cooperação internacional “Parceria Timor/Brasil para comunicação de interesse público” (contemplada pelo PAPCI – Programa de Apoio a Projetos de Cooperação Internacional da UFMG, Chamada 006/2016).
Instituições envolvidas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL)

 

Entre  2013 e 2015, pesquisadores do NucCon desenvolveram a pesquisa “International Cooperation Russia-Brazil Russia-Brazil Major Sport Events: Social Commotion in Global Media” junto com pesquisadores da National Research University Higher School of Economics (HSE/Moscou). A proposta foi discutir, em perspectiva comparativa, a configuração midiática dos megaeventos esportivos Jogos Olímpicos de Inverno (Sochi/2014) e Copa do Mundo (Brasil/2014), considerando suas implicações comunicacionais, culturais e políticas.

Em outubro de 2014 realizamos um encontro presencial na HSE/Moscou para discutir os resultados parciais e, em outubro de 2015, os resultados finais foram discutidos na UFMG/Brasil (visite o site deste evento). Este convênio resultou em diversas publicações em revistas qualificadas e em livros organizados no exterior e no Brasil – confira a relação no dossiê “Mega-eventos esportivos e atravessamentos políticos”.

Entre 2013 e 2015 pesquisadores do NucCon mantiveram relações interinstitucionais com pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, no âmbito de convênio de cooperação entre UFMG/Brasil e UAB/Espanha, que resultaram em:

a) desenvolvimento da tese “A crítica jornalística de cinema na internet: um dispositivo em transformação”, de autoria da Dra. Carolina Braga, orientada em regime de co-tutela pela Prof. Dra. Carme Ferré Pavia (UAB/Espanha) e Prof. Dra. Geane Carvalho Alzamora (UFMG/Brasil), defendida na UAB em fevereiro de 2013;

b) publicação de artigos de pesquisadores do NucCon/UFMG e InCom/UAB  na  coletânea organizada por Carme Ferré Pavia “El uso de las redes sociales: ciudadanía, política y comunicación – la investigación en España y Brasil”, publicada por Institut de la Comunicació, Universitat Autònoma de Barcelona, 2014 (baixar .PDF).

Parcerias no país

No Brasil, desde 2013 o NucCon tem parceria com o grupo de pesquisa “Mineração de Textos e Processamento de Linguagem Natural e Aprendizado de Máquina” (MTPLNAM), da UFVJM, em Diamantina (MG). O foco é a coleta, processamento e visualização de dados de redes sociais online. A cooperação envolve a inserção, como bolsistas de IC, de alunos de graduação em Sistema da Informação em atividades do NucCon, realização de seminário (Diamantina, dezembro 2014) e desenvolvimento de processos e plataformas de coleta de dados. Essas atividades veem contando com o apoio técnico do Labic/UFES.


Outros diálogos interinstitucionais

Pós-doutorado

Entre agosto de 2014 e julho de 2015, a  Profa. Geane Alzamora desenvolveu a pesquisa de pós doutorado “A configuração transmidiática do jornalismo multiplataforma de Telenotícies/TV3: revisões teóricas e metodológicas” (com financiamento da Capes – Processo BEX 2390/14-0) na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona/Espanha,  sob supervisão do Prof. Dr. Carlos Scolari.

Doutorado sanduíche

– Lorena Peret Teixeira Tárcia. Doutorado sanduíche realizado na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona/Espanha), sob supervisão do Prof. Dr. Carlos Scolari de setembro de 2013 a março de 2014.
Tese defendida: Tramas da convergência: cartografia de dispositivos acoplados na cobertura dos jogos olímpicos de verão pela BBC em 2012.

– Natália Moura. Doutorado sanduíche realizado no Department of Philosophy/College of Liberal Arts/The Pennsylvania State University, sob supervisão do Prof. Dr. Vicent Colapietro, de fevereiro a julho de 2015.

– Tacyana Arce. Doutorado sanduíche realizado no MédiaLab, na SciencesPo, em Paris, sob supervisão do Prof. Dr Tommaso Venturini, de setembro de 2014 a março de 2015.

– Tiago Salgado. Doutorado sanduíche realizado no Groupe de Sociologie Pragmatique et Réflexive (GSPR), na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, sob orientação do prof. Francis Chateauraynaud, de abril a outubro de 2016.