Atividades

O NucCon realiza reuniões semanais voltadas a: a) organização interna dos trabalhos; b) subgrupos temáticos; c) Atividades didáticas relacionadas ao Projeto de Ensino Laboratório de Convergência Intermidiática;   d) Conferências Temáticas (abertas ao público).

Confira as atividades abertas ao público em geral no menu Notícias (à direita)

Atividades realizadas em 2016

Conferência “Interfaces entre a Comunicação e as Sociologias Pragmáticas Francesas”
Palestra realizada no dia 14/10 com sociólogo Francis Chateauraynad, diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris) e coordenador do Groupe de Sociologie Pragmatique et Réflexive (GSPR), e com o prof. Josquin Debaz, que é pesquisador associado do GSPR. Partindo de conceitos centrais à sociologia pragmática francesa, como mediação, provação e reflexividade, Chateuraynaud apresentou as interfaces com a Comunicação discutindo especialmente os media como atores em controvérsias ambientais e tecnocientíficas. Além da conferência, foi oferecido um workshop (15 vagas) sobre o software Prospéro, destinado à análise de dossiês complexos e corpora de grande extensão.

Mesa redonda com Dominique Ducard (16 de setembro)
O professor Dominique Ducard, da Université Paris-Est Créteil Val de Marne (UPEC / Paris XII) , participou da Mesa Redonda “Articulações interdisciplinares em torno da filosofia de Henri Maldiney”, no dia 16 de setembro (sexta-feira), no auditório da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (mais sobre a temática). A mesa-redonda foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) , por meio do NucCon, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais e contou com o apoio do Núcleo de Análise do Discurso (NAD) / Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos (POSLIN) .

img-20160916-wa0027  img-20160916-wa0023

Atividades realizadas em 2015

Seminário Rússia-Brasil / 2015 “esportivos Megaeventos em Conexões de mídias Digitais”

Seminário Rússia-Brasil / 2015 “Megaeventos esportivos em Conexões de mídias Digitais” foi realizado  nos dias 19 e 20 de outubro na FAFICH / UFMG. O objetivo do evento foi discutir os resultados da investigação conjunta em desenvolvimento desde 2013 acerca da configuracao midiática, no contexto da convergência contemporânea, dos megaeventos midiáticos esportivos Copa do Mundo FIFA (Brasil / 2014) e Jogos Olímpicos de Inverno (Rússia / 2014). A pesquisa é fruto de um convênio internacional entre o grupo de Pesquisa Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) atraves do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM)  da UFMG e a Faculdade de Meios de Comunicação da  Escola Superior da Universidade Nacional de Pesquisa de Economia (HSE), localizada em Moscou (Rússia).

 

Workshop “Narrativas transmidiáticas: Considerações teóricas e metodológicas”

No dia 23 de outubro, a Profa. Renira Gambarato (HSE / Moscou) ministrou a  oficina de “Narrativas transmidiáticas: Considerações teóricas e metodológicas”

12034192_10153326857424582_8288865260207869732_o

 

Semana de abertura do PPGCOM

O prof. André Lemos (UFBA) foi o convidado do NucCon / CCNM. Em 25 de março de 2015, o professor ministrou a palestra “Teoria Ator-Rede e Pesquisa em Comunicação”.

2013

No primeiro semestre de 2013, professores Mário Carlón (UBA / Argentina) e Carlos Scolari (Univ. Pompeu Fabra / Espanha) participaram, a convite do NucCon, do Seminário “Texto e Mediação”, da Linha de Pesquisa Textualidades Midiáticas do PPGCOM / UFMG. Mário Carlón ministrou o mini-Curso “Mediação, midiáticos Dispositivos, Convergência” e Carlos Scolari, o mini-Curso “Hipermediação e Transmedia Storytelling”.

Em maio de 2013, a professora Raquel Longhi (UFSC) ministrou, a convite do NucCon, o minicurso Hipermídia e Linguagem no Jornalismo On-line: explorações conceituais e metodológicas. Raquel apresentou um panorama dos formatos expressivos hipermidiáticos em jornalismo on-line, com foco no conceito de jornalismo convergente, na linguagem hipermídia e nos formatos audiovisuais e sua potencial reconfiguração no webjornalismo.

raquel Curso

O professor Fábio Mallini (LABIC / UFES) ministrou a palestra “Autoridades e centralidades na Rede #protestobh – Questões midiáticas”

Curso