No dia 26 de maio, às 14 horas, na sala 2 (3° andar da FAFICH), acontece a segunda conferência aberta organizada pelo NucCon em 2017. O professor Marcelo Freire (PPGCOM/UFOP) apresenta a conferência “Perspectivas da cultura material aplicada à pesquisa em comunicação digital: affordances, materialidades da comunicação e arqueologia da mídia”.

Ementa: a proposta é traçar um panorama de abordagens teóricas que destaquem o olhar sobre aspectos materiais que possam ser apropriados pela pesquisa em comunicação digital. Vamos discutir pontos em comum entre a Escola da Toronto (Innis, Ong e McLuhan), Materialidade da Comunicação (Kittler, Gumbrecht e Zunthor) e Teoria Ator-Rede (Latour, Law) e como esse tipo de olhar nos permite ter uma percepção mais complexa dos objetos digitais, suas limitações e affordances.

O encontro tem como objetivo promover discussões comuns para o núcleo de pesquisa e demais interessados (confira a próxima conferência agendada para 2017/1).

A conferência é aberta para o público mediante contato prévio com os discentes André Mintz (andregmintz@gmail.com) e Livia Laudares (laudareslivia@gmail.com)

Comments are closed.

Post Navigation