Em Abril de 2017, a professora Geane Alzamora realizou visita técnica ao Departamento de Sociología y Comunicación de la Facultad de Ciências Sociales del Campus Unamuno/Universidad de Salamanca, Espanha. A convite do Prof. Dr. Carlos Arcila Calderón, proferiu a conferência “Ficción Audiovisual y Transmedia” e conheceu as atividades acadêmicas do Observatório de los Contenidos Audiovisuales.

Reconhecido em 2012 como Grupo de Investigación de Excelencia de Castilla y León por Dirección General de Universidades e Investigación de la Consejería de Educación, OCA  abriga pesquisas de pós-doutorado, doutorado e mestrado, além de pesquisas aplicadas financiadas por órgãos públicos, como União Européia, Ministerio de Educación, Ministerio de Economía y Competividad, Junta de Castilla Y León. Dentre as pesquisas atualmente em curso no OCA, destaca-se “Proyecto Autocop – Es“, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Arcila Calderón. Este projeto, que se inscreve no âmbito da comunicação política, utiliza recursos de big data para avaliar, visualizar e analisar relações entre partidos políticos e sociedade nas redes sociais online, com base em aprendizado automático.