Entre os dias 29 e 31 de março, a professora Geane Alzamora participou do evento Venezuela Digital, sediado no Complexo Cultural Teresa Carreño, na Venezuela. O convite partiu da visibilidade da coletânea “El uso de las redes sociales: ciudadanía, política y comunicación – la investigación en España y Brasil”, organizada por Carme Ferré Pavia e publicada por Institut de la Comunicació, Universitat Autònoma de Barcelona, 2014. O livro contou com a participação de vários pesquisadores, incluindo as professoras Geane Alzamora e Regina Helena (CCNM/UFMG).

O artigo “Las redes sociales, armas de protesta. Twitter y Facebook en las protestas de movimientos sociales en España y Brasil”, escrito pela professora Geane Alzamora em parceria com a Dra. Carolina Braga foi apresentado no eixo temático “Política, Soberanía y Comunicación Digital” no dia 30/03. A mesa foi composta pelos professores Carme Ferré Pavia (Espanha), Pedro Santander (Chile), Nerisa Aguilera (Venezuela), Jorge Rodríguez (Venezuela) e pelo General de Brigada Morales Márquez (Venezuela).

O evento contou com a participação de pesquisadores e profissionais da área de comunicação digital e teve por objetivo promover um debate aberto em torno de temas atuais como Big data, segurança e proteção de dados, software livre, redes sociais como lugar de experiência e protestos latino-americanos, assim como o uso consciente da tecnologia e assuntos controversos como Panamá Papers e WikiLeaks.

No site do evento, estão outros eixos temáticos que também foram trabalhados: http://venezueladigital2017.com.ve/

Confira também alguns textos sobre o evento que menciona as pesquisas realizadas pelo NucCon e CCNM:

La Jiribilla (Revista eletrônica cubana).

Site do Grup de Recerca en Comunicació y Responsabilitat Social, coordenado pela Prof. Carme Ferre Paiva, Universitat Autònoma de Barcelona.