No dia 05 de maio, às 14 horas, na sala 2 (3° andar da FAFICH), a primeira conferência aberta organizada pelo NucCon em 2017. A professora  Camila Maciel Mantovani  apresenta a conferência “Design centrado no usuário: Novas abordagens para os estudos organizacionais”.

Ementa: Nossa proposta é discutir as questões em torno da relação usuário-tecnologia, não apenas do ponto de vista do consumo/uso, mas também a partir do papel que esses sujeitos têm na produção e, consequentemente, nos “saltos” de inovação tecnológica. Tendo por base os estudos em ciência e tecnologia (STS), tomaremos como ponto de partida o momento em que o usuário tornou-se central para o desenvolvimento de produtos e serviços (com foco nas tecnologias de informação e comunicação) e como isso, contemporaneamente, tem repercutido na adoção de novas práticas organizacionais. Estudos recentes apontam para as possibilidades trazidas pelo design centrado no usuário para lidar com os conflitos existentes entre as organizações e seus interlocutores. Nessa perspectiva, a partir de determinados princípios e práticas de design, acreditamos ser possível ir além de uma abordagem puramente estrutural, adotando-se uma visão mais humana e criativa das organizações (Gruber et al., 2015; Brown & Martin, 2015).

O encontro tem como objetivo promover discussões comuns para o núcleo de pesquisa e demais interessados (confira as demais conferências agendadas para 2017/1).

A conferência é aberta para o público mediante contato prévio com os discentes André Mintz (andregmintz@gmail.com) e Livia Laudares (laudareslivia@gmail.com)

 

Comments are closed.

Post Navigation